segunda-feira, 3 de junho de 2013

Por isso a gente Acabou - Daniel Handler

Por Isso a Gente AcabouAutor(a): Daniel Handler
Editora: Cia das Letras
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 368

Classificação:  

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. 

Esse livro foi diferente de tudo o que eu estou acostumada a ler. Talvez por que eu tenha comprado ele por impulso, sem saber do que se tratava, apenas confiando na minha dedução de toda e história. E foi surpreendente. Quer dizer, não estou recomendando que saiam por ai comprando por impulso. Mas comigo deu muito certo, e esse livro me mostrou um lado diferente de todas as histórias que estou acostumada a ler. O lado da separação.

"Estou contando porque a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais. "

Min Green acaba de sair de um relacionamento com Ed Slarteron o cocapitão do time de basquete, e um dos garotos mais populares do colégio. Pra dar fim ao sofrimento ela decide deixar na porta da casa de Ed, uma caixa com todos os objetos que marcaram a vida do casal de alguma forma, e fizeram que os dois terminassem. Junto com a caixa, Min, deixa uma carta que explicando o motivo de terem se separado.

'Te vejo segunda!', você gritou, como se tivesse acabado de descobrir os dias da semana. A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, cada segundo de cada minuto com você, Ed. Que merda, acho que eu já te amava. "

A separação é um processo complicado para qualquer casal, mas a Min faz dele algo diferente, e até engraçado em vários pontos. Foi diferente experimentar algo que você já sabe como vai terminar, e isso não me deixou desanimada na leitura, muito pelo contrário. Apesar de Ed ser um completo idiota, do começo ao fim com Min, várias vezes, eu desejei, que mesmo que não sendo possível, eles ficassem juntos.

"-Se ele não é gay e você sempre andava com ele, é porque ele queria ser. Ou é namorado ou quer ser namorado ou é gay. Só tem essas opções"

Não gostei muito do fato de Min ser apaixonada por cinema, não que esse seja o problema, o problema é ela sempre estar tentando comparar sua vida a um filme, e eu não conhecer nem metade deles. Quanto as ilustrações. Bom, isso não deixa o livro nem um pouco infantil, nem atrapalha a leitura.

 "O mundo entrou nos eixos de novo, o sorriso é por isso. Eu te amava e aqui vão suas coisas, para longe da minha vida onde você deve ficar, o sorriso é por isso. Sei que você não vê, Ed, mas se eu contar a trama toda talvez você entenda desta vez, porque mesmo agora quero que você veja."

Em vários momentos eu me via apaixonada pelo Ed, e outros querendo esmurrar a cara daquele canalha (ignorei o meu ataque) e o fim, apesar de previsível, me deixou surpresa. Adorei a forma como o autor conduziu, sem deixar uma coisa muito melancólica e chata, mas também sem exagerar no humor. Foi um livro muito gostoso e diferente de se ler. Vale muito a pena.

"Este é o ingresso do primeiro filme que a gente assistiu, que diz: Greta em Fuga, Matinê, 5 de outubro, uma data que vai me provocar para sempre." 


 Queria destacar a frase que a Min escreve na caixa que entrega pro Ed

"You either have the feeling or you don't."
Ou você tem o sentimento ou não tem." (Tradução livre)

8 comentários :

  1. Oláaaa! Eu comprei esse livro na promo do submarino! Eu acho que vai ser uma leitura interessante! Gostei bastante dos teus quotes.... E eu não sabia que tinha ilustração :O (pô chega logo livro)...

    Suuuper beijo
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li diversas resenhas sobre este livro e me parece uma leitura bem interessante e lerei assim que possível!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, parece ser tão bom! amei a resenha e os quotes :)

    Estou começando agora com meu blog, se puder fazer uma visita, e seguir, ficarei mt grata!

    http://www.livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Resenha maravilhosa!
    Posso dizer que comprei esse livro por impulso também?! Pois bem, foi exatamente assim.... 'Por isso a gente acabou' me ganhou em...não sei...talvez no nome, na sinopse, em sei lá em que.
    Fato é que depois da sua resenha eu tenho certeza que não irei me decepcionar com esse livro.
    Ótimo blog.

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, estou de olho nesse livro e agora fiquei mais curioso ainda! HAHA
    Parabéns pela resenha!! Já subiu umas casas na lista de desejados!

    Lima
    www.ourivesdaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu consegui sem querer o E-book desse livro, na verdade nem sei porque eu tenho ele KKK Mas com sua resenha minha curiosidade acabou crescendo e quero ler ele logo, até minha vista doer KKK Porque eu acho que todos sabem que ler no computador acaba com tudo ): Parabéns pelo texto. Beijos. Sarah.

    Long on Books

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o e-book do livro e estou louca pra ler.
    Já li várias resenhas positivas desse livro e estou ansiosa, pena que preciso terminar muitas leituras de parceria antes de poder lê-lo.

    Parabéns pela resenha, gostei de verdade!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei a estória desse livro!
    Parece ser muito bom, e comprar livros por impulso só acontece com nós que não consegue passar por uma livraria e não compra nada rs'.
    Beijos!
    http://thesongoftheletters.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin