segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cisne - Uma Geração. Todas as Decisões - Livro #1 - Eleonor Hertzog

Cisne
Autor(a): Elounor Hertzog
Editora: Dracaena 

Ano de lançamento: 2013
Páginas: 832

Classificação: 

*Livro enviado como cortesia pela Autora Parceira

Disponível na Saraiva, Siciliano e Cia dos Livros. — Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

Cisne pode ser considerado enorme por muita gente – até mesmo por mim, pra ser sincera. Mas quando li me perdi nas páginas de um jeito tão inimaginável que quando acabei, parecia que todas aquelas 832 páginas não eram o bastante para suprir minha vontade de mais. Cisne não é um livro qualquer. Ele é um livro inteligente, muito bem construído, com personagens cativantes e apesar da quantidade de páginas a autora não perdeu o foco, ela continuou mantendo a história em um ótimo ritmo, com uma narrativa fácil de ler e de encantar qualquer leitor.

"Olhou o céu negro, pontilhado de estrelas sem fim. Parecia poeira luminosa. Olhou o mar, tão negro quanto o céu. Não havia limite entre céu e mar. Não havia distância naquele negrume. Não havia nada. Era como estar fora do mundo... ou nem haver mais mundo. Só o Cisne."

Os Melbourne são uma família que vive a bordo do barco Cisne. Ela é formada por Doris e Henry – dois cientistas famosíssimos em todo o mundo, os gêmeos Tim e Tom, os também gêmeos Ted e Teo, Pam, Lis, o pequeno Bobby e Peggy que foi adotada pelos cientistas. Quando a maioria (exceto Bobby) já tem idade o suficiente para entrar na escola Champ-Bleux – a melhor de todo o planeta. Mas isso é só o início, várias coisas ainda estão por vir. 

''Terráqueos não toleravam tarilianos. Tarilianos não toleravam terráqueos. Um rivalidade inútil havia surgido e parecia ter vindo ficar.''

No inicio fiquei confusa com os vários personagens, que tinham nomes bem parecidos, mas depois de ler, isso se tornou a coisa que eu mais gostei. A autora constrói os personagens de uma forma impecável, e é bem evidente que ela se importou muito em criar as personalidades, mostrando defeitos e qualidades, tornando-os ainda mais cativantes e encantadores. Os meus favoritos foram Peggy e Tim, são impossíveis de não amar. Uma coisa que me incomodou bastante foi o tamanho, é um livro, literalmente, enorme, e não é o tipo fácil de locomover, mesmo assim, é um fato que se pode deixar passar. 

''Não seriam nossos filhos se achassem que debaixo de asas é lugar de viver a vida toda. Vai ser difícil e vai doer um bocadinho, mas eles vão descobrir que os laços entre eles são mais fortes do que qualquer distância. Vão sobreviver.”

Posso considerar Cisne uma das obras mais inteligentes que eu já li, os fatos são bem construídos, a narrativa é fácil e cativante e é com certeza um livro nacional que dá orgulho de dizer que veio daqui, tão bom quanto vários estrangeiros por aí. A autora caprichou muito na construção da obra, dos personagens e dos mistérios. Eu demorei um pouco para entrar de verdade na leitura, confesso. Até mais ou menos a página 200 eu ainda não tinha achado nada de atrativo e um pouco arrastada. Mas depois disso a história começa a ficar melhor, e ganhar uma verdadeira identidade. Então digo, se você pegou Cisne para ler, e empacou nas primeiras páginas, tente insistir. Você pode se surpreender, assim como aconteceu comigo.

“Que os sonhos fossem grandes o bastante.

Que os corações fossem realmente generosos.
Que pensassem, enquanto fosse possível, que estavam somente vivendo suas vidas... Porque um dia descobriram que estavam vivendo a vida de todo aquele mundo!
Um dia, eles saberiam: A esta geração, todas as decisões”.


Estou roendo as unhas pelo próximo volume da série, recentemente lançado. Elounor com certeza se tornou uma das minhas autoras nacionais favoritas, e Cisne (não exagero ao dizer) entrou na lista dos meus favoritos também. Não se assuste pelo tamanho, afinal, quando você acabar, pode ficar assim como eu: Precisando de mais. Embarque nessa aventura!  

"Fazer rir não era fácil, ele disse, porque as pessoas se ofendiam com muita facilidade. O dom era saber distinguir a palavra certa da palavra desastrosa, o caminho certo do caminho errado; em resumo, separar o que ia dar certo do que não ia funcionar."

9 comentários :

  1. Cisne é um sonho, né? Quando Eleonor me contou o numero de páginas, eu surtei, mas li tão rápido que nao deu nem tempo de aproveitar Linhagens direito! Haha! E se vc gostou do primeiro, acredite em mim, deseje o segundo com todas as forças! =D

    Adorei a resenha! \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar o blog, e depois reclamo q nao recebo comentario aheuhaeu http://www.falaurupes.com/

      Excluir
  2. Passando para uma visitinha e amei seu texto, amo ler e vou procurar por este livro, bjs amei seu blog parabéns.
    www.girlsteeng.blogspot.com.br
    entre, conheça

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin!

    Tenho visto muitas resenhas positivas sobre e acho a história diferente de tudo que já vi. Sempre me lembro daquela família que, agora esqueci o nome, aqui do Brasil que viaja sempre com um barco. A capa também está linda. Excelente resenha. Conseguiu me deixar bem empolgada.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro parece bem interessante, e a capa também é linda. Espero ler em breve. ><
    Beijos,
    Gabriel Lima
    http://www.livroslidoserevirados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,vim conhecer seu Blog,amei e á estou super seguindo ,parabéns pelo cantinho.

    Gostaria de te convidar para conhecer meu Blog e se gostar e puder curtir a fanpage ou seguir também será muito bem vinda,sinta-se em casa.

    http://naathaliasaantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive chance de comprá-lo.
    Toda vez que leio uma resenha sobre ele fico aqui ansiosa pois a história é muito meu estilo, adoro esse tipo de aventura e o tamanho do livro não me mete medo, aliás, adoro livros intensos e grossos.
    Bela resenha, adorei*.*
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Oi Yasmin!
    Bela resenha! Parabéns! *-*
    Eu nunca tinha lido nada a respeito desse livro, apesar de já ter visto a capa em alguns lugares pela blogosfera. Sabe aquele livro que é familiar, mas não conhecido?
    Muito bom saber que gostou tanto do livro, me deixou curiosa pra ler. Até por que é um livro com muitos personagens, o que quer dizer que tem histórias entrelaçadas, o que quer dizer que eu vou gostar. kkkkkkk
    Parabéns pelo blog! *-*
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/sosdeamiga
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  8. Oi Yasmin! Vejo sempre bons comentários sobre o livro, mas saber que na página 200 ainda não tinha engrenado me deixa receosa, mas você falou tão bem da trama no geral, que talvez seja bom dar uma chance. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin